Preview Mode Links will not work in preview mode

Jul 5, 2020

Neste episódio das Trajetórias de Pesquisa na Ciência com Afeto conhecemos a trajetória da Priscila de Oliveira Parada, psicóloga, mestra em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB,  psicóloga no Núcleo Judiciário da Mulher no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e mãe do Martim. 

No episódio, Priscila destaca a sua dissertação de mestrado, que aborda o processo de término de namoros violentos e a transição para novas relações. A partir do estudo realizado com mulheres que viveram essa situação, Priscila explica como se dão os processos de término desses namoros, analisando como são vivenciadas as distintas etapas de mudança, quais estratégias são adotadas e quais os fatores que influenciam nesse processo.

Para além do tema em si, Priscila destaca não apenas os desafios de fazer pesquisa no Brasil - o que ela chama de “pesquisa artesanal” - como também os relacionados a fazer pesquisa e, ao mesmo tempo, ter outro emprego formal.

A Ciência com Afeto é um projeto coletivo que vem sendo cultivado por uma equipe especial. Nos episódios deste ano, acompanhando trajetórias de pesquisa, buscamos divulgar e popularizar o acesso a pesquisas científicas. Neste episódio, quem conduz o programa é Kellen Cristine Pasqualeto e Jaqueline Patrícia Silveira, mas, além delas, a equipe se completa com Fabiana Thomé da Cruz, Gabriela Leal, Daiana Schwengber e Anie Barrios. Além disso, contamos com a edição de som de Fábio Tavares e a vinheta de Douglas Peixoto - Dodo. A identidade visual é de Vicente Marques e o apoio técnico de Luís Fernando Heckler.

 

Referências: 

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atlas da violência 2019. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf

KAUR, Rupi. O que o sol faz com as flores. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.

MURTA, Sheila Giardini et al. Diferenciando baladas de ciladas: um guia para o empoderamento de adolescentes em relacionamento íntimos. Brasília: Letras Livres, 2011. Disponível em: http://www.geppsvida.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Diferenciando-baladas-de-ciladas.pdf

MURTA, Sheila Giardini et al. Libertando-se de namoros violentos: um guia sobre o abandono de relações amorosas abusivas. Novo Hamburgo: Sinopsys editora, 2014.

PARADA, Priscila de Oliveira. O processo de término de namoros violentos e transição para novas relações. 2017. ii, 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/25269

UnBTV. Diálogos: violência no namoro. UnBTV: Brasília, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iYw07mCYMGg